Corrida no Ar News | Domingo | 04 de janeiro de 2026
O Circuito Live Run XP 2026 será o maior da história da marca. Serão 80 etapas pelo Brasil, Antes de entrarmos na retrospectiva, um recado importante. Em 2026, o circuito Live Run XP será o maior da história da marca, com 80 etapas pelo Brasil, conectando mais de 280.000 atletas.
A primeira etapa será em São Paulo, com largada no Parque do Povo, e também teremos etapa em Teresina. As distâncias variam de 5 a 30 km, além da corrida kids. Eu vou encarar os 30 km. Para quem quiser participar, a maioria das provas está com lote promocional e nós temos um cupom exclusivo: CORRIDANOAR15, que garante 15% de desconto em qualquer etapa. Conheça o calendário completo do circuito aqui – https://www.liverun.com.br/calendario
Retrospectiva 2025: O Ano em Resumo
Para não esquecermos o que aconteceu, aqui vai um resumo mês a mês dos altos e baixos do mundo da corrida no ano passado:
- Janeiro: Começamos elogiando a Vega pela organização impecável da São Silvestre de 2024. Tivemos a tentativa frustrada da Maratona de Santiago de entrar para as Megafinisher e o Vanilson Neves se tornando tricampeão da Maratona da Disney.
- Fevereiro: Estreou o novo formato do Corrida no Ar News. Jacob Kiplimo bateu o recorde mundial na Meia de Barcelona (que não foi homologado por ajuda externa de um carro cortando vento) e surgiu a Maratona de Cali com a maior premiação da América do Sul e já estreando com selo elite
- Março: Problemas sérios: Maratona de Marília cancelada e Maratona de Tóquio com falhas sérias ne hidratação. A Federação Portuguesa tentou cobrar taxas de todos os participantes de provas, gerando polêmica.
- Abril: Ocorreu a desclassificação injusta do Cipó na Corrida Cidade de Aracaju e polêmicas sobre o uso do número de peito, que deve ficar no tronco. Tivemos também o caso do Fernando Celani filmando de monociclo na Maratona de Paris o André Sanches do Garage Training correndo de pipoca acompanhando a esposa.
- Maio: Danielzinho, recordista sul-americano, foi suspenso por doping por cinco anos. Na Maratona de Natal, faltou água e a organização ameaçou influenciadores que relataram o problema.
Experimente o Runna, o aplicativo estou usando para treinar para a Maratona de Sevilha. Eles liberaram um teste de duas semanas grátis com o cupom CORRIDANOAR. Use este link para ir direto – https://cnoar.run/Runna
- Junho: A New Balance 42k de Porto Alegre mudou para o segundo semestre de 2026. Corri o Desafio da Maratona do Rio, que teve problemas com a falta de medalhas para os mais lentos nos 5km.
- Julho: Ruth Chepngetich, primeira mulher a fazer uma mararatona abaixo de 2h10, foi suspensa por doping (diurético). Transmitimos a SP City Marathon e houve o anúncio desrespeitoso de uma nova maratona em BH na mesma data da tradicional Maratona Nilson Lima de Uberlândia.
- Agosto: Igor do Flow falou bobagem sobre correr 5km em 30 minutos e falhou no desafio. Transmitimos a Maratona de Floripa.
- Setembro: A Maratona do Rio se consolidou como a maior do Brasil, superando Buenos Aires em número de concluintes. As inscrições da São Silvestre abriram já apresentando problemas. Núbia de Oliveira venceu as 10 Milhas Garoto, quebrando um jejum de 18 anos sem vitória de uma brasileira na prova.
- Outubro: O Strava processou a Garmin (e desistiu depois). Um caso surreal de um garoto de 10 anos correndo a Maratona de Aracaju com fraude admitida pelo pai.
- Novembro: Tivemos processos por barulho de tênis e casos de doping na Maratona de Santa Maria.
- Dezembro: A Nike virou patrocinadora da SP City Marathon, que ganhou selo Elite da World Athletics. A São Silvestre bateu recorde de inscritos, mas voltou a apresentar falhas graves de organização, como falta de água e banheiros.
Segurança das Mulheres e a Realidade
Na edição de ontem, comentamos sobre a tentativa de estupro em Campo Grande, evitada por um policial de folga. Isso gerou muitos comentários sobre a minha fala a respeito da segurança das mulheres.
Quero esclarecer meu ponto: é óbvio que a mentalidade machista precisa mudar e que é terrível ser mulher no Brasil diante dessa violência. No entanto, mudanças culturais demoram gerações. Enquanto lutamos por essa mudança, a realidade impõe a necessidade de prevenção imediata.
Infelizmente, hoje, a recomendação realista é correr em grupos, usar spray de pimenta ou compartilhar localização, como muitas de vocês comentaram. Não é o ideal, é horrível ter que viver assim, mas é a medida de segurança necessária agora.
Obrigado pela leitura de sempre e até amanhã!
Sérgio Rocha
A Newsletter do Corrida no Ar News é postada todos os dias por volta das 7 da manhã. Se você está lendo este texto pelo site ou pelo Substack, saiba que você pode receber todos os posts por e-mail logo após a publicação. Assine aqui: corridanoar.com/newsletter


