Corrida no Ar News | Sexta-feira | 21 de novembro de 2025
Antes de começar, ontem eu dei uma mancada e esqueci de falar que foi o Dia da Consciência Negra. Recebi todas as dicas que eu recebi… Por exemplo, a Olympikus mandou para mim um tênis especial, uma edição especial Corre 4 para o Dia da Consciência Negra. Cara, muito bonito! Tem uns belos adesivos também. Super obrigado, Olympikus!
Fica aqui a minha homenagem a esse dia super importante de luta, muito significativo. Dia da Consciência Negra!
Adidas vai vender o Adizero Adios Pro Evo 1: O super proibidão
Cara, vamos falar sobre um tênis que é um super proibidão.
Contexto: Em 2018/2019, quando a Nike explodiu com o Vaporfly Next%, as marcas estavam ficando loucas porque a Nike estava muito na frente na tecnologia e estava fazendo recordes mundiais, nacionais, intercontinentais e mundiais serem batidos com ele no pé.
A World Athletics juntou uma galera para discutir os tênis (pessoal de marcas, pessoal de biomecânica, cartolas) e acabaram decidindo regulamentar: o tênis pode ter só uma placa e não pode ter mais do que 40 milímetros de altura de amortecimento (que era o que tinha o Vaporfly).
Daí todas as marcas puderam fazer seus tênis. Só que as marcas têm feito tênis que são “proibidões” (que a gente chama assim) porque eles passam dos 40 milímetros. Corredores amadores podem usar, mas quem está disputando pódio e atletas de elite não podem usar esses tênis porque estaria contra as especificações autorizadas e pode ser uma vantagem adicional.
E agora esse eu digo que é um SUPER proibidão. Por quê?
Porque ele tem 50 milímetros – cinco centímetros de altura! Cara, o que é isso?
As especificações:
- 50 milímetros de amortecimento
- Preço: 500 euros (isso significa que vai chegar aqui no Brasil com 5 mil reais, se chegar)
- Peso: 146 gramas (um pé só)
Esse foi o tênis usado pelo sul-africano Sbusiso Kubheka para bater o recorde de 100km em 5h59min20s (que não pode ser considerado recorde oficial por causa do tênis que ele estava usando, e por ser um evento fechado).
Agora eles vão começar a comercializar esse tênis em unidades super limitadas – custa 500 euros, uma bagatela, acessível para todo mundo, não é mesmo?
Eu entrei em contato com o pessoal da assessoria de imprensa da Adidas e eles ainda não conseguiram me responder se esse tênis será disponível aqui no Brasil. A venda começa em alguns lugares do mundo na semana que vem, dia 27.
Último dia para transferência de titularidade da São Silvestre
Hoje, dia 21 de novembro, é o último dia para você fazer a transferência de titularidade de inscrição para a São Silvestre. Depois dessa data você não consegue mais fazer.
Então corra lá e faça! Vai no Instagram da São Silvestre que eles explicam direitinho o que você tem que fazer.
Mudança de planos: Não vou correr Valência, vou correr Sevilha
Lembra que eu falei que ia correr a Maratona de Valência? Então, o trabalho pegou aqui – teve mudança de logotipo, mudança no site, um monte de coisa acontecendo ao mesmo tempo. Não estava conseguindo seguir os treinos de forma adequada.
Eu decidi que não vou correr mais Valência, porque eu não quero ir só para completar. Valência é uma prova rápida e plana – eu queria ir para fazer tempo legal, tentar fazer força lá.
Corri nove maratonas esse ano, mas em nenhuma delas eu fiz força pra valer. Então eu decidi que vou correr Sevilha 2026! Consegui uma inscrição para Sevilha, estou ajeitando tudo para isso acontecer e mudei toda a minha programação de treinos.
Como sincronizar os treinos do RunNA com seu relógio GPS
Como eu já testei o RUNNA por um tempo, tem mais coisas que eu gostaria de falar sobre ele. Toda sexta-feira vou mostrar uma das características do aplicativo.
Hoje quero mostrar uma coisa legal: como sincronizar os treinos automaticamente com seu relógio GPS.
Como funciona:
- No Runna, você tem sua agenda de treinos
- Você conecta o app com seu relógio GPS (pode conectar Coros, Garmin Connect, Fitbit, Suunto)
- Uma vez conectado, os treinos sincronizam automaticamente com o aplicativo do seu relógio
Na prática: Se hoje eu tenho que fazer 9km leve, esse treino aparece:
- No aplicativo RunNA
- No aplicativo do meu relógio
- Na minha agenda do Google (se você conectar)
Quando eu pego o meu relógio para treinar, é só apertar para começar o treino agendado – ele já está lá, pronto!
Achei muito bom isso aqui. Você consegue acompanhar toda a sua agenda de treinos direitinho. É um aplicativo que estou gostando bastante.
Quer testar? Vai no site https://runna.com ou baixa o aplicativo pela Apple Store ou Google Play ) e use o cupom CORRIDANOAR – você tem duas semanas grátis para testar!
Toda sexta-feira vou falar pra vocês de recursos legais do Runna.
Transmissão da Maratona de Curitiba no domingo
Acompanhe nesse domingo a transmissão oficial da Maratona de Curitiba pelo Corrida no Ar! A partir das 5h da manhã, eu e a Letícia Saltori estaremos lá, conversando com a galera, trocando ideia na chegada. O link é esse aqui – https://youtube.com/live/LwaAl7tlKMo
Não percam!
Destaques dos comentários
Por que não falo das provas da Norte Marketing:
Alguém perguntou por que não falei da Meia Maratona de São Paulo. Vocês sabem que eu não falo de provas da Norte Marketing porque eles maltratam muitos atletas. Então eu não comento provas deles. Eu só comento quando acontece alguma coisa muito grave.
Enquanto não melhorar a comunicação com os corredores, vai ficar difícil. Então não falo.
Sobre o laudo médico obrigatório:
O Cristiano Landi, que é médico e maratonista, comentou: “Não tenho a mínima coragem de liberar um laudo para alguém correr sem que ele tenha feito no mínimo um ecocardiograma e uma esteira ergométrica. Seria muita irresponsabilidade. Medidas como essas provocam desestímulo à prática de esportes. O que realmente deveria acontecer é melhorar o acesso das pessoas a esses exames, e não medidas politiqueiras.”
É isso mesmo! E é para a população inteira, não só para corrida – para todos. Morre muito mais gente sedentária ou aquele cara que só joga futebol no final de semana do que corredor.
Sobre o uso de celular em provas:
O Everton comentou sobre o Leo Horta defendendo o uso de celular por influencers. Concordo com o Everton sobre a questão de segurança – o corredor que grava divide a atenção, estende o braço, muda de direção, colocando a integridade de todos em risco.
Eu mesmo na Meia do Sol tive que abaixar o braço de uma moça que estava se filmando com celular com o braço pro lado. Tem que pedir licença para passar? É ruim.
Mas tem um ponto importante: O Leo Horta está defendendo o uso do celular por influencers, mas ele é um influencer e é patrocinado pela Samsung – então tem aí um conflito de interesse nessa opinião. Com todo respeito ao Leo (te adoro, mano!), mas você está meio que legislando em causa própria.
E por hoje é só, pessoal.
Muito obrigado pela leitura e até amanhã!
Sérgio Rocha
A Newsletter do Corrida no Ar News é postada todos os dias por volta das 7 da manhã. Se você está lendo este texto pelo site ou pelo Substack, saiba que você pode receber todos os posts por e-mail logo após a publicação. Assine aqui: corridanoar.com/newsletter
Experimente o Runna, o aplicativo estou usando para treinar para a Maratona de Sevilha. Eles liberaram um teste de duas semanas grátis com o cupom CORRIDANOAR. Use este link para ir direto – https://runna.com



