Caso Bruna Yanhez: Mais um agravante – o tênis

A gente já falou ontem que a Netshoes desclassificou a Bruna por ter usado celular e filmado o tempo todo, o que as regras não permitem. Independentemente de você concordar com a regra ou não, a regra existe. A regra é essa. Quer mudar? Beleza, mas a regra é essa – não pode.

Mas tem mais um problema no caso da Bruna Yanhez: o tênis que ela estava usando!

Alertado por um membro da audiência do Corrida no Ar, descobri que ela estava usando o Mizuno Neo Vista 2 (ou Neo Vista 2).

O problema: Esse tênis tem 44,5 milímetros de altura de amortecimento no calcanhar. O limite de tênis autorizado para ser usado em competições é 40 milímetros.

Mas isso é para quem está disputando pódio geral e categorias. É um tênis que a gente chama de “proibidão”. Ele não consta da lista de tênis aprovados da World Athletics. Eu verifiquei a lista oficial e você vê que não tem nenhum tênis da linha Neo da Mizuno aprovado.

Esse tênis não pode ser usado para vencer provas de categoria ou geral. Atletas de elite não podem usar esse tênis se forem para o pódio.

Então é mais um fato agravante: ela estava usando um tênis que é proibido usar em provas se você for para o pódio.

Mais uma falha da Federação Gaúcha de Atletismo, que não verificou que:

  1. Ela estava com celular (não poderia ter sido usado)
  2. Ela estava se filmando
  3. Ela estava usando tênis proibido

A Netshoes tomou a iniciativa de contatar a quarta colocada para assumir o terceiro lugar, mas agora tem que ir para a quinta colocada também, certo? Porque a Bruna foi desclassificada por dois motivos.

Mais um agravante, mais uma coisa que a Bruna desconhecia. Como atleta, como influenciadora de corrida, tem que saber as regras de corrida, o tênis que pode ser usado nesse tipo de prova. Ela tinha que falar: “Gente, eu não posso subir no pódio. Estou usando tênis proibido e também eu estava me filmando, então não posso receber a premiação.”

Mais uma falha da Bruna nesse sentido.


Itaú é novo patrocinador da Maratona de Santiago

A gente sabe que o Itaú tem patrocinado provas na América do Sul. Patrocina a Maratona do Rio, tem outras provas com essa parceria, e agora a Maratona de Santiago também está nesse rol!

O Itaú do Chile se converteu no maior patrocinador das quatro maratonas e meias maratonas mais importantes do país:

  • Maratona de Santiago
  • Maratona de Viña del Mar
  • Meia Maratona de Santiago
  • Meia Maratona de Viña del Mar

Interessantíssimo esse movimento do Itaú nas corridas no Brasil e na América do Sul!


Medalha da Maratona de Valência

Saiu a medalha da Maratona de Valência, que vai ser disputada no dia 7 de dezembro. Olha só que bonita! Gostei, hein? Parabéns!

Eu ia correr a Maratona de Valência, mas não vou correr mais – vou correr Sevilha.


Novo logo da Maratona de Paris

O novo logotipo da Maratona de Paris ficou mais moderno. Eu gostei! Para quem está vendo o vídeo, na esquerda está o logo antigo e agora o logo novo. Ficou bem mais legal, bem mais moderno.

Muito legal! Gostei. Parabéns ao pessoal da Maratona de Paris. Mudou a identidade visual – o Corrida no Ar também passou por isso, certo?


Mar de mulheres: Corrida da Mulher em Barcelona

Voltando para a Espanha: Corrida da Mulher em Barcelona. Olha só o mar de mulheres! Essa prova é incrível!

Aqui está escrito que são 36 mil mulheres na prova de Barcelona. Fui ver os resultados e na verdade foram 27 mil que concluíram a prova. De qualquer forma, 36 mil mulheres inscritas – gigante!

A prova tem 7,5km. Impressionante!


918 desclassificados em San Sebastián

Continuando na Espanha: teve a Behobia San Sebastián, uma prova que rola lá no País Basco. É uma prova de 20km.

Teve 918 desclassificados nessa prova. Sabe por quê?

Porque não largaram no curral adequado para o tempo que tinham declarado. “Ah, vou correr a prova em 1h30”, mas já largou antes, largou lá na frente… foi desclassificado!

É o segundo ano que acontece isso. No ano passado tinham sido 948 desclassificados, dessa vez 918.

Eu acho que essa moda tem que pegar para a pessoa ficar no curral correto, certo? Parabéns à organização por ter tomado essa atitude!

A prova é pesada: Olha a altimetria! Não tem a somatória do desnível aqui, mas deve ser bem pesado. É subidão e rampa. Tanto que o tempo do campeão é 1h00 no masculino. Deve ser uma prova dura para caramba!


E por hoje é só, pessoal.

Muito obrigado pela leitura e até amanhã!

Sérgio Rocha


Asssista o episódio de hoje do Corrida no Ar News em nossas plataformas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *