TESTOSTERONA em MULHER TEM que ser BAIXA MESMO

Lembra quando falei sobre o caso de doping por oxandrolona pela campeã da Maratona de Santa Maria e disse que a testosterona feminina deve ser baixa? Pois é, recebi um comentário dizendo que eu era tendencioso e que deveria ouvir um especialista.

Pedido atendido. Chamei a minha amiga Dra. Giuliana Pansera, que é médica e maratonista, para esclarecer tudo.

O que diz a especialista:

  • Tudo conta: Seja oxandrolona, “chip da beleza”, gel ou injeção, todas são substâncias consideradas anabolizantes pelos órgãos reguladores.
  • É trapaça: O uso gera ganho de performance e resistência, tornando a competição injusta para quem não usa.
  • Níveis Fisiológicos: Mulheres têm níveis baixos de testosterona naturalmente; enquanto um homem tem cerca de 700, a mulher tem muito menos. Levar isso para 100, 200 ou até 1000 (como ela já viu em consultório) é perigoso e antinatural.
  • Estética vs. Esporte: Se você quer usar para fins estéticos, a saúde é sua e você assume os riscos. Mas você não pode competir e subir no pódio contra quem não usa.

Agradeço à Giuli por dizer o óbvio que precisava ser dito


Experimente o Runna, o aplicativo estou usando para treinar para a Maratona de Sevilha. Eles liberaram um teste de duas semanas grátis com o cupom CORRIDANOAR. Use este link para ir direto – https://runna.com


Agenda de Provas: As Maratonas de BH

Atenção para não confundir as datas, pois abrem hoje as inscrições para a Maratona Internacional de BH. Existem duas provas importantes na cidade:

  1. Maratona Oficial de BH: Será disputada no dia 17 de maio.
  2. Maratona e Meia de BH: A antiga Meia Maratona Internacional, que passa pelo zoológico e agora também tem 42km. Essa será no dia 28 de junho.

Eu devo ir nessa prova do dia 28 de junho, que é majoritariamente plana, tirando a subida por volta do km 28. Mais informações no site https://maratonaemeiadebh.com.br

Correndo em Bonito (MS)

Eu estou aqui para correr mais uma vez a prova local, algo que faço desde 2020. Adoro a cidade e adoro essa prova. Para quem não conhece, a largada acontece às 16h30 do sábado.

A recepção aqui é sempre incrível. O pessoal que organiza a prova, incluindo o André Milani, diretor técnico da prova e a organizadora, Kassilene, e a equipe do hotel sempre me recebem super bem. Além da corrida, aproveito para curtir a cidade; tem uma cervejaria muito boa e os passeios são fantásticos. Inclusive, amanhã vou fazer um passeio diferente que ainda não conheço.

E um destaque especial: a medalha deste ano ficou lindona. Acho que é a mais bonita das medalhas que já recebi das edições que participei aqui.

Giro dos Comentários

  • Adidas no Ibirapuera: O ouvinte Jaime comentou que treina no parque toda semana e nunca viu presença da marca anterior (Nike), torcendo para que a Adidas faça um trabalho melhor.
  • Meia da Tríplice Fronteira: Me perguntaram se vale a pena. Sinceramente? A prova teve muitos problemas este ano, temporal e caos no pós-prova. Eu não recomendo.
  • Retrospectiva Spotify: Fiquei muito feliz em ver tanta gente compartilhando que o Corrida no Ar News ficou no topo dos podcasts mais ouvidos. Obrigado pela audiência.

Amanhã, sábado, falo tudo sobre a Volta da Pampulha e trago mais detalhes sobre a Maratona de Valência.


E por hoje é só, pessoal.

Muito obrigado pela leitura e até amanhã!

Sérgio Rocha


Asssista o episódio de hoje do Corrida no Ar News em nossas plataformas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *