PRA ONDE vai a CORRIDA em 2026, Daniel Krutman?

O Circuito Live Run XP 2026 será o maior da história da marca. Serão 80 etapas pelo Brasil, Antes de entrarmos na retrospectiva, um recado importante. Em 2026, o circuito Live Run XP será o maior da história da marca, com 80 etapas pelo Brasil, conectando mais de 280.000 atletas.

A primeira etapa será em São Paulo, com largada no Parque do Povo, e também teremos etapa em Teresina. As distâncias variam de 5 a 30 km, além da corrida kids. Eu vou encarar os 30 km. Para quem quiser participar, a maioria das provas está com lote promocional e nós temos um cupom exclusivo: CORRIDANOAR15, que garante 15% de desconto em qualquer etapa. Conheça o calendário completo do circuito aqui – https://www.liverun.com.br/calendario


Eu bati um papo muito legal com o Daniel Krutman, da Ticket Sports, sobre as tendências do nosso mercado e as projeções para 2026. Ele juntou as experiências de 2025 com as viagens que fez para entender o que está acontecendo nosso esporte e trouxe reflexões importantes.

Uma aterrissagem necessária

Vivemos um crescimento orgânico expressivo nos últimos anos: o número de corredores cresceu 45% em 2024 e 25% em 2025. Para este ano, a previsão é de um crescimento entre 10% e 15%. O Daniel chama isso de “aterrissagem” ou desaceleração, o que permitirá ao mercado ter mais calma para estudar e trabalhar com menos ansiedade.

Junto a isso, vemos uma “maratonização” global. Provas de 42km estão surgindo em todos os cantos, como no Vietnã, onde a antiga Saigon já conta com seis maratonas. Esperamos ver mais concluintes nessa distância, o que demonstra uma maturidade da sociedade esportiva.

Tecnologia e comportamento

A tecnologia e a inteligência artificial estarão cada vez mais presentes nos treinos. Também estamos vendo a chegada oficial e forte de marcas internacionais no Brasil, como Hoka e On.

No campo comportamental, 2026 deve ser um ano para entendermos quem somos e cuidarmos do fanatismo nas redes sociais. Existe uma linha tênue na corrida entre ser fã e ser fanático; o fanático é aquele que, muitas vezes, para de pensar.

O aprendizado com a São Silvestre e a era dos sorteios

Tocamos em um ponto delicado: os problemas ocorridos na São Silvestre e as inscrições para grandes eventos. A Ticket Sports aprendeu uma lição de humildade, reconhecendo que a “vida real” sempre se impõe às simulações.

A tendência é que eventos com demanda muito superior à oferta, como a São Silvestre, migrem quase 100% para o sistema de sorteio, como já é feito lá fora. O sorteio realizado recentemente foi um case de sucesso, auditado e transparente, embora tenhamos um desafio cultural no Brasil. Diferente de outros países, nossa cultura muitas vezes parte da desconfiança e não da boa fé, dificultando a aceitação de modelos que não controlamos diretamente. Mas é um caminho sem volta para garantir uma experiência mais justa e calma.

Geração Z e o retorno das mulheres

Os dados do “Perfil do Atleta” trouxeram insights valiosos. A Geração Z cresceu e agora representa 18,9% dos corredores, embora a Geração Y ainda domine com 49,4%. O interessante é a mudança de comportamento dos mais jovens: eles estão trocando a balada pela corrida, em um movimento de “ressocialização” e troca da noite pelo dia.

Outra excelente notícia é que as mulheres voltaram a ser maioria nas inscrições, revertendo uma curva de performance que víamos desde 2019. Quando há mais mulheres, isso geralmente indica desenvolvimento, maturidade e sustentação do esporte como estilo de vida, e não apenas como obrigação competitiva.

Recomendo a todos que baixem o “Perfil do Atleta” para entenderem a fundo essas mudanças. Leia e baixe aqui.


Obrigado pela leitura de sempre e até amanhã!

Sérgio Rocha


Asssista o episódio de hoje do Corrida no Ar News em nossas plataformas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *