Corrida no Ar News | Terça-feira | 23 de dezembro de 2025
Nesta edição, trago um conteúdo especial: os tênis que eu mais gostei de usar neste ano, além do resultado da nossa eleição de voto popular.
Dividi a lista em duas categorias: tênis com placa e tênis sem placa. Vale ressaltar que a minha lista pessoal não segue uma ordem de preferência (do 1º ao 5º), são apenas os cinco modelos que mais me agradaram durante os testes.
Meus preferidos de 2025: Categoria Sem Placa
Aqui estão os modelos de rodagem e treino diário que se destacaram para mim neste ano:
- Olympikus Corre Turbo: Uma grande evolução da linha. Achei a entressola sensacional, oferecendo uma corrida macia e responsiva ao mesmo tempo. A marca está de parabéns pelo trabalho.
- Nike Vomero 18: Apesar das várias versões que a Nike lançou (Plus, Premium, etc.), o 18 “normal” foi o que mais gostei. É macio, gostoso de usar e tem uma forma mais larga que a do Pegasus, o que funcionou muito bem para o meu pé.
- Asics Megablast: Uma surpresa que fica acima do Superblast. Diferente do Superblast, que é mais “durão”, este modelo é macio, leve e responsivo. Uma delícia de usar.
- Adidas Evo SL: Inicialmente tive problemas com o pé esquerdo, mas após receber um novo par, o tênis se mostrou incrível. A sensação é de usar um Adios Pro 3, mas sem a placa. Atenção ao tamanho: para Adidas, recomendo comprar dois números a mais que o casual (uso 41 casual, mas 43 para Adidas).
- Brooks Gliceryn 22: A marca ainda está um pouco tímida no Brasil, mas este modelo é o mais confortável da lista. É um pouco mais pesado, mas é um “pau pra toda obra”, muito durável e com entressola excelente.
Menção Honrosa: New Balance 1080 v14. É aquele tênis que não tem erro. Serve para correr, passear e viajar. Se você escolher o 1080, sempre vai acertar.
Meus preferidos de 2025: Categoria Com Placa
Para os dias de velocidade e prova, estes foram os destaques:
- Hoka Cielo X1: Já gostava da primeira versão, mas esta atualização está mais leve e com um cabedal melhor. Um tênis fantástico que, curiosamente, sequer foi citado nos comentários de vocês.
- Adidas Adios Pro 4: Finalmente a Adidas acertou em cheio. O cabedal é leve e o amortecimento com as energy rods funciona perfeitamente. Foi um dos que mais gostei de usar.
- Asics Metaspeed Sky Tóquio: Responsável pelas minhas meias maratonas do ano (para 1h40). É hiper leve (menos de 200g no meu tamanho) e responsivo.
- Olympikus Corre Supra 2: Um acerto enorme da marca nacional. Melhoraram o cabedal e o amortecimento está firme, porém responsivo. Um excelente tênis com placa de carbono.
- Saucony Endorphin Pro 4: Achei muito superior às versões anteriores. Ele responde conforme a velocidade que você coloca; quanto mais rápido, melhor ele fica.
Menção Honrosa: Nike Vaporfly 4. Depois de uma versão 3 que eu achei perdida, a Nike voltou a acertar. O tênis voltou a ser gostoso de correr e pesa menos de 200g.
Experimente o Runna, o aplicativo estou usando para treinar para a Maratona de Sevilha. Eles liberaram um teste de duas semanas grátis com o cupom CORRIDANOAR. Use este link para ir direto – https://cnoar.run/Runna
O Voto Popular: A escolha de vocês
Após compilar 1.128 votos na nossa enquete, este foi o ranking da preferência da audiência:
Top 5 Sem Placa:
- Olympikus Corre 4 (O mais votado de todos).
- Adidas Evo SL.
- Olympikus Corre 4
- Asics Novablast 5.
- Fila Speedzone (Uma surpresa positiva na quinta colocação).
Top 5 Com Placa:
- Adidas Adios Pro 4.
- Olympikus Corre Supra 2.
- Olympikus Corre Grafeno 3.
- Asics Metaspeed (Série Sky/Edge).
- Mizuno Neo Vista 2 (Fico feliz em ver a Mizuno figurando novamente entre os prediletos).
Por hoje é só, pessoal.
Muito obrigado pela leitura e até amanhã!
Sérgio Rocha
A Newsletter do Corrida no Ar News é postada todos os dias por volta das 7 da manhã. Se você está lendo este texto pelo site ou pelo Substack, saiba que você pode receber todos os posts por e-mail logo após a publicação. Assine aqui: corridanoar.com/newsletter


