Terça-feira | 28 de outubro de 2025
Opa, pessoal, tudo bem? Como vocês estão?
Pensou em meia de corrida? Pense em Lupo Esporte. Eu adoro as meias da Lupo. Gosto muito desse modelo, a Milão , mas a principal característica que eu gosto é o encaixe no calcanhar que eu não tinha experimentado antes. É a minha meia oficial. Tem desconto lá no site: CORRIDANOAR10. Belê?
O caso absurdo da Maratona de Aracaju
Vamos começar com o assunto que me deixou inconformado : uma criança de dez anos correu os 42 quilômetros da Maratona de Aracaju.
Isso mesmo. Parece que com a anuência do pai, dos pais e de treinador. Eu não vou expor o nome dessa criança, nem dos pais , mas cara, é uma irresponsabilidade gigante.
A gente sabe que uma criança de dez anos está em desenvolvimento. Você não deve expor a criança a uma sobrecarga enorme de uma maratona. “Ah, mas treinou, fez 30”. Não interessa. Tem dez anos, velho!
Aí a criança fala “quero correr, é meu sonho”. Cara, isso não é sonho para uma criança com dez anos fazer.
Eu conversei com a Doutora Ana Paula Simões, que é médica do esporte , e ela mandou um material aqui para eu ler para vocês:
- Opinião Médica: Uma criança de dez anos não deve incorrer em circustância nenhuma uma maratona.
- Riscos Físicos: Do ponto de vista médico ortopédico, os riscos são sérios e bem documentados. O sistema musculoesquelético é imaturo. A criança ainda está com cartilagens de crescimento (epífises) abertas. O esforço extremo e repetitivo pode causar lesões de estresse e até alterações no desenvolvimento ósseo.
- Riscos Sistêmicos: Tem risco cardiovascular e metabólico. O sistema cardiovascular infantil não está preparado para o estresse prolongado de 42 km. Há risco de hipoglicemia, hiponatremia, desidratação grave, arritmias e até perda de consciência.
- Riscos Articulares: Joelhos, quadris e tornozelos são altamente vulneráveis. Expor a criança a impactos repetidos pode predispor a artrose precoce e tendinopatias crônicas.
- Riscos Psicológicos: A exigência mental gera pressão emocional inadequada e pode criar uma associação negativa com o esporte.
- Recomendação Oficial: As sociedades médicas (como a American Academy of Pediatrics e a World Athletics) são categóricas: até os 14 anos, a corrida deve ser lúdica, de curta duração e sem caráter competitivo. A prioridade tem que ser coordenação e prazer pelo movimento, não resistência extrema.
Claro que a organização desclassificou corretamente a criança. Até porque, de acordo com a CBAt, tem que ter 20 anos para correr uma maratona no Brasil. E o pior: a criança correu com um número lá como se estivesse na faixa dos 40 a 44 anos. Pelo amor de Deus, pais! Uma loucura.
Mundial de Esteira? Agora tem!
Mudando de assunto, a World Athletics anunciou ontem o “RUN-X” , que é o World Treadmill Championships. Vai ser o primeiro campeonato mundial oficial de esteira pela entidade.
O evento foi apresentado em Milão. A competição vai ser totalmente virtual e conectada , reunindo tanto profissionais quanto amadores em academias no mundo todo.
Os resultados serão certificados digitalmente por esteiras da TechnoGym, integradas ao sistema online da marca.
Como vai funcionar:
- 1º Trimestre (ano que vem): Clubes e academias poderão se afiliar para sediar o evento (lógico, tem que ter o equipamento da TechnoGym ).
- 2º Trimestre: Inscrições abertas para os atletas.
- Campeonato: Terá etapas nacionais e regionais, e a grande final mundial.
Os dez melhores homens e dez melhores mulheres disputarão o título mundial em um local icônico que ainda não foi revelado. A premiação total é de 100 mil dólares.
O que vocês acham? Um campeonato mundial de esteira, tudo conectado, certificado. Você participaria? No mínimo interessante, né?
Resultados da Maratona de Frankfurt
Rolou nesse final de semana a Maratona de Frankfurt. É uma maratona rápida, só que esse ano ventou pra caramba e estava frio.
Foram 67 brasileiros que completaram a prova , de um total de 15.457 concluintes.
Vencedores Gerais (Masculino):
- 1) Belayneh Asfaw (Etiópia) – 2:06:16
- 2) Taresa Bekuma (Etiópia) – 2:07:01
- 3) Shura Kitata (Etiópia) – 2:07:02
Vencedoras Gerais (Feminino):
- 1) Buze Kejela (Etiópia) – 2:19:34
- 2) Magdalyne Masai (Quênia) – 2:20:23
- 3) Sharon Arusho (Quênia) – 2:20:29
Melhores Brasileiros (Masculino):
- 1) Guilherme Zika – 2:21:51
- 2) Igu Royer – 2:49:52
- 3) Minoru Ito – 2:50:06
- 4) Luis Henrique Midon – 2:51:54
- 5) Valdir Braga – 2:52:14
Melhores Brasileiras (Feminino):
- 1) Samara de Oliveira – 3:29:54
- 2) Ramaya Braga – 3:33:09
- 3) Rafaela Ferreira – 3:42:12
- 4) Karla Oliva – 3:46:37
- 5) Paula Carneiro – 3:48:42
É uma prova que tem uma chegada muito bonita, dentro de um estádio, com tapete vermelho, super bonitão, mas de acordo com comentários, ventou muito nessa edição. Mas mesmo assim, quero correr um dia!
A Cerveja Oficial
Antes de fechar, um lembrete: a Cerveja Amstel Ultra é a cerveja oficial do Corrida no Ar. Ela tem 30% menos calorias que as comuns , não tem glúten , é puro malte e é low carb. São só 1.9 gramas de carboidrato para cada 100ml. Uma gostosura!
Comentários da Galera
Beleza? Vamos rapidinho aos comentários da edição de ontem, quando falamos de Aracaju, Pomerode e Valência.
Do Spotify: O André Coelho mandou um feedback importante da Maratona de Pomerode. Ele disse que não teve banheiro químico entre o km 18 e 21 do percurso da maratona. Ele teve um piriri estomacal e teve que recorrer ao “banheiro natural”. Tá anotado e publicado!
Do Instagram: A Márcia Alcântara concordou com todos os pontos de Aracaju. Ela disse que a água estava abundante e bem geladinha , e que teve Coca-Cola também (eu esqueci de falar!). E atenção: a prova de 2026 já está marcada para 31 de outubro e vai ser desafio, ou seja, rolando sábado e domingo.
Do YouTube: O Renato Araújo R. disse que sente orgulho de ver Aracaju tão bem representada pela maratona. O David de Brito avisou que ficou em terceiro lugar geral nos 10 km da prova de Praia Grande. Parabéns, David! E a Gerusa lembrou bem que a ponte liga Aracaju a Barra dos Coqueiros, que é outro município.
Experimente o Runna, o aplicativo estou usando para treinar para a Maratona de Valência. Eles liberaram um teste de duas semanas grátis com o cupom CORRIDANOAR. Use este link para ir direto – https://crrdnr.com/runna

