Muita, mas MUITA GENTE numa prova em Dubai!

Cara, o que aconteceu lá em Dubai foi surreal! Alguém já falou que é a maior “maratona” do mundo, ma snão é uma maratona. Ficou circulando vídeos – a prova é uma coisa absurda que rola lá.

307 mil corredores! É um negócio surreal!

Mas o que é isso, Sérgio? Isso é a Dubai Run, que faz parte dos 30 dias de Dubai Fitness Challenge. É uma prova de graça, que tem corrida de 5km e 10km. É essa coisa absurda de gente que vocês veem!

É muito louco. Até o príncipe dos Emirados Árabes Unidos corre a prova. É gente para caramba! Deve ser uma curtição isso aí!


Último dia para o sorteio da Maratona do Rio

Hoje é o último dia para você garantir participação no sorteio da Maratona do Rio 2026! Cadastre-se agora lá no site da Maratona do Rio.

Eu recebi uma informação: até ontem, quando eu falei com o pessoal da Maratona do Rio, tinha 69.654 cadastros para disputar as vagas.

São 16 mil vagas entre meia maratona, maratona e desafio (eu esqueci de pegar o número exato de cada distância, mas amanhã quando fechar os números do sorteio a gente fala sobre tudo: quantas vagas, candidato por vaga, tudo).

Vai lá na Maratona do Rio e se inscreva logo no sorteio para depois não ficar reclamando que você não sabia!


Novidades da Maratona de Porto Alegre hoje às 19h

Hoje também é um dia importante. Às 19h vai ter novidades sobre a Maratona de Porto Alegre no canal do YouTube da Olympikus!

A Maratona Internacional de Porto Alegre vai no final de maio do ano que vem. É a maratona que está aí há anos – minha estreia em maratona foi nessa prova!

A única coisa que eu consegui da galera é que teremos premiação animal. Eles vão anunciar a premiação e novidades do tênis da maratona. Só isso. O resto não sei.

Mas fiquem ligados: 19h no canal do YouTube da Olympikus para saber as novidades sobre a Maratona Internacional de Porto Alegre!


Maratona de Maceió: Inscrições abertas (mas a data…)

Hoje também abrem as inscrições para a Maratona Internacional de Maceió. Mais uma maratona no Nordeste! Dizem que vai ser animal essa prova.

O problema: A prova é nos dias 1 e 2 de agosto – a mesma data que já rola outra maratona no Nordeste com uma certa tradição: a Maratona Internacional de João Pessoa (que tem selo da CBAt e já está consolidada há um tempão).

Cara, achei ruim porque é uma distância de 400km de uma cidade para outra e você tem duas provas tão próximas na mesma data.

Se fosse uma semana antes ou depois, as pessoas poderiam correr a meia de uma e a maratona da outra (ou o contrário). Você teria mais gente nas duas maratonas. Desse jeito, as pessoas teriam que decidir entre uma ou outra.

Não acho legal, apesar de eu achar super bacana que Maceió tenha uma maratona – óbvio que sim, sempre vou apoiar mais maratonas no Brasil. Mas que essa pelo menos não fosse na mesma data para não ficar essa disputa desnecessária.


Monumental de Brasília: Mais informações sobre o caso da hidratação

Queria falar de novo sobre o caso da Raísa Marcelino, que falou que não tinha hidratação especial dela nos postos 1 e 2.

Eu fui apurar mais informação, até porque chegou uma reclamação da prova dizendo que querem direito de resposta porque são falsas essas informações.

O que descobri:

No regulamento, a entrega da hidratação especial estava marcada para às 3h50. A Raíssa falou que no congresso técnico, os atletas pediram para que a entrega fosse feita mais tarde – por exemplo, às 4h ou 4h30.

Foi decidido e alinhado com os atletas que a entrega seria às 4h30 da manhã na câmara de chamada, ao invés de ser às 3h50. Eu conversei com a Raíssa, com a Luiza Marcelino e mais dois atletas. Os dois me confirmaram que foi alinhado lá no congresso técnico que a entrega seria às 4h30.

Quando os atletas chegaram, o cara já tinha saído com a hidratação especial às 3h50.

Eu questionei a Federação Brasiliense ontem, fiquei o dia inteiro esperando essa informação porque tinha testemunha, árbitros, a Federação estava lá e isso foi combinado. Eu preciso saber da Federação o que será feito a esse respeito.

Combinar uma coisa e no dia não ser bem assim, não é bom. Um dos atletas que eu conversei ficou sem hidratação especial. A Raísa pelo menos conseguiu – o cara deu um jeito de levar.

Aliás, hidratação especial ideal: você entrega no dia anterior! Ficar entregando mesmo de madrugada? Não acho recomendável não.


Desclassificação em Resende: Entendendo o caso

Outra coisa que eu falei ontem: uma corredora foi desclassificada porque foi a primeira colocada na prova, mas não estava usando a camiseta do evento.

O organizador do evento entrou em contato. Eu não tinha encontrado o regulamento no site.

Entendendo o caso:

Esse evento aconteceu em Resende, no Rio de Janeiro. Foi um evento fechado, não tinha inscrições para público. Foi um cara que decidiu fazer um evento para unir academias – a cidade tem muita rivalidade (CrossFit com academia normal, academia com grupos de corrida).

Fizeram uma competição entre equipes. Cada equipe usava uma camiseta de uma cor (azul, vermelha, amarela, branca).

A corredora Andréia Lima venceu a prova. Ela foi chamada pela equipe de um dos patrocinadores, e a equipe usava camiseta branca. Mas ela correu com a camisa da equipe de corrida dela (de outra cor).

Foi por isso que ela foi desclassificada – porque ela tinha que estar com a camiseta da equipe dela no evento (branca), já que era uma competição por equipes.

O organizador me falou: “Sérgio, se ela estivesse usando qualquer outra camiseta, mas que fosse branca, tudo bem, porque ela estaria com a camiseta da equipe dela.”

Tinha premiação de equipe e também premiação individual, mas tinha que estar com camisa da equipe para caracterizar.

Nesse caso, a situação foi correta. A atleta deveria realmente estar com a camiseta branca. Ela recebeu a premiação da prova, só não subiu no pódio.

Ficou bem claro para mim o que aconteceu agora!


Ajudando o Paulo Paula a ir para Sevilha

Vamos ajudar o nosso amigo Paulo Paula? Ele publicou uma rifa solidária. Ele precisa conseguir fundos para bancar a ida dele para a Maratona de Sevilha, que vai acontecer em fevereiro.

O link da rifa é esse aqui: https://rifapersonalizada.com.br/rifa-solidaria-paulo-paula-maratona-de-sevilha-2026-NfvTKN

A rifa custa apenas 10 reais e quem participar ainda concorre a lembranças especiais das competições em que ele representou o Brasil, como os Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial, Panamericano.

Vamos ajudar! Eu ainda não comprei a minha rifa, mas vou comprar.


Destaques dos comentários

Sobre a desclassificação por não usar camiseta:

Alguém perguntou: “Mesmo que a prova não tenha permit, ela pode obrigar o atleta a correr com a camiseta do evento?”

Sim, a regra de competição é clara. Mesmo fazendo prova sem permit, tem que seguir as regras de competição. Mesma coisa do futebol – uma partida pode não ter chancela da FIFA, mas falta é falta, pênalti é pênalti, mão na bola é falta. Aplica-se para todos esses casos.

Shubi respondendo:

A Shubi, que é diretora técnica da prova, ficou bravo comigo: “Você falou de todo mundo sobre o caso, não falou comigo. Eu gosto de você como pessoa, mas não admiro o mote do seu canal. Que tal pelo menos um dia da semana falar de grandes conquistas do esporte, boas histórias?”

Shubi, você não assiste o canal ou acompanha o site. Por exemplo, na segunda-feira eu falei do recorde de 21 anos batido na Maratona de Curitiba pelo Ederson Vilela. Mas você, como não é o público-alvo do canal, não assiste. O que eu faço não se resume a um vídeo do dia, né?

Mas tá tudo bem: vou continuar sempre sendo seu fã como sempre fui!


E por hoje é só, pessoal.

Muito obrigado pela leitura e até amanhã!

Sérgio Rocha


Asssista o episódio de hoje do Corrida no Ar News em nossas plataformas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *