A MARATONA do RIO TÁ FORÇANDO a AMIZADE…

Em 2026, o circuito Live Run XP será o maior da história da marca, com 80 etapas pelo Brasil, conectando mais de 280.000 atletas.

A primeira etapa será em São Paulo, com largada no Parque do Povo, e também teremos etapa em Teresina. As distâncias variam de 5 a 30 km, além da corrida kids. Eu vou encarar os 30 km. Para quem quiser participar, a maioria das provas está com lote promocional e nós temos um cupom exclusivo: CORRIDANOAR15, que garante 15% de desconto em qualquer etapa. Conheça o calendário completo do circuito aqui – https://www.liverun.com.br/calendario


Maratona do Rio: Marketing vs. Realidade

Eu adoro a Maratona do Rio e respeito muito quem trabalha na prova, mas precisamos conversar sobre um post recente deles. Eles afirmaram ser a “maratona mais rápida da América Latina” e “praticamente plana”.

Vamos aos fatos, porque contra dados não há argumentos:

  • Recordes em solo brasileiro: O melhor tempo masculino no Brasil ainda é de Vanderlei Cordeiro de Lima (2:11:29, em São Paulo, 2002). No feminino, o recorde atual é da Etíope Tiringu Mulu na NB42K de Porto Alegre (2:29:48, em 2025). O Rio está longe dessas marcas.
  • América Latina: A prova mais rápida da região continua sendo a Maratona de Buenos Aires. Em 2019, Evans Chebet cravou 2:05:00 por lá. No feminino, o recorde sul-americano também é de Buenos Aires (2:24:52). São 10 minutos de diferença para o recorde do Rio.
  • Índice Sub-3h: Se usarmos o critério de densidade (quem coloca mais gente abaixo de 3 horas), Porto Alegre lidera no Brasil e Buenos Aires lidera na América Latina.
  • Altimetria: Chamar o Rio de “praticamente plana” com o percurso largando da Reserva e as subidas do Elevado do Joá e da Niemeyer é forçar a amizade. Planas de verdade são as provas de Porto Alegre, com ganho de altimetria entre 14m e 17m, enquanto a apenas a Niemeyer tem pelo menos 100 metros de elevação acumulada.

A prova do Rio é, sem dúvida, uma das mais lindas do mundo, mas rápida da América Latina e praticamente plana? Aí já é outra história.


Giro de Notícias: Cancelamento e Medalhas

Infelizmente, a Meia Maratona Internacional de Guarulhos foi cancelada. A organização ofereceu transferência para outras provas, mas não mencionou a opção de reembolso imediato, o que considero uma falha com o corredor.

Por outro lado, para quem gosta de “ostentar” conquistas, saíram as imagens das medalhas das Majors:

Boston (20 de abril): O design para a celebração dos 250 anos da América ficou espetacular. Eu entendo que voltaram a ficar bonitões desde a mudança do patrocínio para o Bank of America há 2 anos (se não me engano).

Tóquio (1º de março): Medalhas belíssimas, inclusive as de ouro, prata e bronze real para os atletas de elite.

Obrigado pela leitura e até amanhã!

Sérgio Rocha


Asssista o episódio de hoje do Corrida no Ar News em nossas plataformas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *