CADÊ a NIKE na ELITE MUNDIAL?

Antes de começar, claro, vamos falar da Lupo Sport. Pensou em meia de corrida, pensou Lupo! A que eu agora adoro e só uso é a da Milão.

Se liga: usa o cupom CORRIDANOAR10 e você ganha 10% de desconto. Procura a Milão, que é a que eu mais uso, tem preta, tem branca.


Onde foi parar a Nike?

Cara, vamos ao assunto de hoje. Eu olhei o resultado da elite na Maratona de Nova York e notei uma coisa. Aí eu fui ver se isso tinha rolado também nas outras Majors (Tóquio, Boston, Londres, Sydney, Berlim e Chicago).

E vou te falar: a Nike não está bem não.

Eu puxei os 3 primeiros atletas de elite (masculino e feminino) dessas 7 provas. São 42 atletas no total. E fiz uma separação por marca pra gente ver.

Olha a diferença que deu isso aqui:

  • Adidas: Fica com 43% (arredondando) dos atletas no pódio.
  • Nike: Em segundo lugar, com 24% (arredondando).
  • Asics: Na sequência, com 17% (arredondando).
  • On: 7,1%
  • Saucony: 5%
  • Xtep e Hoka: 1% cada

Cara, a Adidas tem praticamente o DOBRO de aparições da Nike nos pódios das Majors. A gente vê que houve uma grande evolução nos produtos de altíssima performance da marca.

Quem está nesse universo há tempos sabe que isso não é normal. Antes, a briga era só Adidas e Nike. Ver a Asics ali na terceira colocação, com 17%, é uma evolução gigante também.

Os tênis mais usados no pódio

Se a gente olhar os modelos específicos, a lista fica assim:

  1. Adidas Adios Pro Evo 2: 8 aparições
  2. Asics Metaspeed (Sky ou Edge): 7 aparições
  3. Adidas Adios Pro 4: 6 aparições
  4. Nike Alphafly 3: 6 aparições

O Adios Pro EVo 1 e o Vaporfly 4 apareceram 4 vezes cada.

Minha análise

Quando os tênis com placa de carbono surgiram e ganharam as ruas, ali por 2018, 2019, você só via Vaporfly. Eram tão concorridos que era muito difícil comprar.

Hoje em dia, todas as outras marcas têm produtos tão bons quanto.

Eu acho que está faltando para a Nike aparecer com um outro “tênis punk”, sabe? Um outro super tênis que desbanca os outros pra reacender a chama da marca , não só com a elite, mas com os amadores também.

Para fechar: um cara levantou lá no fórum da Let’s Run que, na Maratona de Nova York, apenas 3 dos 20 primeiros atletas (top 10 masculino e feminino) estavam usando Nike.

É impressionante como a Nike deixou de ser a “captura da elite”. Fiquei impressionado, não imaginava que estava ficando tão pra trás.

O que você acha?

Eu queria saber a opinião de vocês sobre isso. A Nike precisa evoluir, lançar um outro grande tênis? Como é que tá aí pra vocês no Brasil? Ela não é mais a rainha dos pés dos corredores?

Deixa aí nos comentários pra gente trocar essa ideia!


E para fechar, um brinde com a Amstel Ultra, a cerveja oficial do Corrida no Ar! É uma cerveja puro malte, com só 72 calorias (35% a menos que as comuns). Beba com moderação!

Valeu demais pela leitura.

Até amanhã, tchau!



Asssista o episódio de hoje do Corrida no Ar News em nossas plataformas.

Compartilhe

4 comentários em “CADÊ a NIKE na ELITE MUNDIAL?”

  1. No meu caso, não compro tênis da Nike por questão de durabilidade… no meu pé eles dificilmente duram mais 400km… mas acredito que sair do comum, como aconteceu no passado, pode trazer a Nike de volta ao protagonismo absoluto !!!

    Abçs

  2. É meio injusta essa comparação, pois se olharmos apenas para o fator “marca”, estaremos colocando todos os atletas em um mesmo nível de condicionamento físico, pois mais importante do que o tênis que o atleta X usa, é seu nível de preparo.

    Talvez aqui o ponto da discussão não seja apenas focar em TÊNIS, mas também, a capacidade que uma marca tem de fechar um acordo de patrocínio com os atletas mais bem preparados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *